sábado, 20 de setembro de 2014

ALTAS PATENTES, ALTA CORRUPÇÃO NAS POLÍCIAS DO RIO DE JANEIRO

Pela Comissão Política Regional
Setembro de 2014

Altas patentes do Comando de Operações Especiais da PM do Rio de Janeiro foram presas por corrupção. Segundo as investigações do Ministério Público Estadual, o coronel Alexandre Fontenelle, integrante da cúpula da PM, liderava, juntamente com outros oficiais, uma organização criminosa especializada na cobrança de propinas para liberar atividades ilícitas.

Numa primeira estimativa, os responsáveis pela investigação apontam um faturamento de cerca de dez milhões de reais nos últimos três anos. Familiares estariam envolvidos através de depósitos e compra de bens em seus nomes. Suspeita-se de lavagem de dinheiro em larga escala.

Além dos policiais militares presos, as investigações indicam a participação no esquema de diversos policiais civis, evidenciando que a degeneração do aparato de segurança não é uma exclusividade da PM.

O atual secretário de segurança insiste em definir os escândalos e as ações criminosas dos seus homens de confiança como simples “desvios de conduta”, quando a gravidade e a repetição desses fatos evidenciam que essas instituições sofrem de grave crise moral e política. A origem dessa crise está no caráter de classe dessas polícias, destinadas a servir como guardiães do sistema de exploração capitalista, sempre prontas a reprimir violentamente as manifestações populares.

A resolução dessa crise não passa apenas pela investigação e punição dos envolvidos em mais um escândalo. Enquanto as verdadeiras causas não forem sanadas, eles vão continuar se repetindo. É necessário rever toda a política de segurança pública em nosso estado, para isso defendemos a desmilitarização e a unificação das polícias, assim como, sua subordinação ao controle de um conselho popular de segurança, democrático e com poder decisório.